Sobre mim

Ver para além do óbvio

Um fotógrafo olha para o mundo de uma forma diferente, como um escultor olha para uma pedra de forma diferente, no fundo aprendemos a ver para além das aparências e do óbvio, reparamos em coisas que passam despercebidas a outros. Acontece-me com muita frequência fotografar sem máquina, ao ir na rua e a definir enquadramentos mentais de coisas que vejo e a visualizar na cabeça fotografias que faria daquele assunto ou daquele momento.

É o prazer da busca e da descoberta de encontrar o local certo e captar aquele momento onde a luz e a terra nos proporcionam momentos de raros, em que o vulgar se torna extraordinário. Dou por mim muitas vezes à procura do que não está lá mas que pode surgir a qualquer instante, é a caça pelo impossível pelo surpreendente.

É a aventura de tentar fixar numa imagem aqueles locais ou assuntos que toda a gente conhece da forma que nunca ninguém os viu.

Com as minhas fotos eu procuro transmitir aquilo que sinto, o meu olhar sobre os locais e as pessoas, a forma como as vejo com o olhar, como as sinto através das lentes.

mail@miguelcardoso.com